4 atitudes nas redes sociais que colocam a segurança da família em risco

4 atitudes nas redes sociais que colocam a segurança da família em risco
1 de novembro de 2018 souto
redes_sociais

As redes sociais fazem parte da nossa vida e, por já serem um hábito enraizado em nosso cotidiano, muitas vezes não percebemos algumas atitudes que colocam a nossa segurança, e a de toda família, em risco. Confira a seguir 4 erros que você pode estar cometendo:

1- Perfil aberto a desconhecidos

O primeiro passo para se ter mais segurança nas redes sociais é bloquear informações e fotos dos seus perfis para desconhecidos. Feito isso, seja criterioso com quem você aceita como seguidor, de preferência incluindo apenas quem você conhece no mundo real, minimizando assim as chances de se relacionar com perfis que possam ser fakes.

2- Crianças em uniformes

Cuidado ao postar fotos de crianças em seus uniformes escolares. Pessoas mal intencionadas podem usar essa informação para sequestros (ou falsos sequestros), atentados ou até mesmo para mapear a rotina e horários da família para um possível assalto.

3- Check-in em locais visitados com frequência

Check-ins em academias, no trabalho, em locais que você frequente diariamente dizem a um possível perseguidor como é a sua rotina, por isso evite ao máximo.

Já check-ins em viagens, novos restaurantes e em passeios oferecem um risco menor, pois não são parte da rotina. Ainda assim, tenha em mente que, mesmo não sendo um lugar de passagem frequente, ele diz muito sobre onde você não está naquele momento: em casa.

4- Utilização por crianças sem supervisão

As crianças estão utilizando as redes sociais cada vez mais cedo. As próprias plataformas estabelecem o limite mínimo de 13 anos para seus usuários, mas não é isso que vemos por aí. O hábito que antes começava na adolescência hoje já se inicia por volta dos 9-10 anos.

Nesses casos, é fundamental que os pais tenham as senhas e estejam sempre atentos a quem está se conectando com seu filhos. Explicar as implicações da exposição na web e fazer esse controle também é importante, pois tudo o que é postado poderá ficar na internet para sempre, devido à possibilidade de cópias e prints por qualquer usuário.

Siga as nossas dicas!

Seguindo essas dicas você pode utilizar as redes sociais com mais tranquilidade, sabendo que sua família está protegida. Quer mais dicas de segurança? Siga a Basson nas redes sociais!